Passo 2 – Com quem queremos conversar?

 

Publicado em 25/05/21

 

Depois de definir os objetivos e estabelecer as metas que pretende atingir com a presença do seu negócio no mundo digital, é hora de conhecer o seu público-alvo e as personas que interessam estrategicamente para o seu produto ou serviço. A partir dessa definição, toda a linguagem e o visual da marca serão criados. Nesta etapa, os seus objetivos e metas podem precisar de ajustes, conforme os perfis identificados.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Público-alvo refere-se a uma definição mais ampla do (s) grupo (s) de pessoas que podem se interessar pelos seus produtos/serviços. O conceito de público-alvo não se vincula a alguém específico nem trata sobre hábitos. Trata-se apenas de um conjunto com comportamento e características em comum.

Exemplo de público-alvo: jovens de 18 a 24 anos, com renda familiar entre R$ 4000 e R$ 8000, cursando ensino superior.

Já a persona refere-se a uma definição específica de um determinado personagem – um perfil fictício que reproduza o cliente ideal para o seu negócio. O conceito de persona inclui detalhes como hábitos, cultura, trabalho, entre outros.

A definição de uma persona deverá se basear em características e dados de clientes reais.

Exemplo de persona: Patrícia tem 43 anos, é advogada e mora em um condomínio fechado na região da Urbanova. Seu iPhone é sempre de última geração, e ela acessa redes sociais diariamente, totalizando mais de 10 horas semanais. Adquire peças de vestuário pela internet pelo menos uma vez ao mês. Tem como hobbies praticar ioga e andar de bicicleta. Tem dois pets – um labrador e uma yorkshire.

Como faço para saber o meu público-alvo e criar a (s) persona (s) que interessa ao meu negócio?

Como dissemos acima, o ponto de partida serão os seus clientes reais. Quem compra o seu produto/serviço atualmente? Colete dados sobre eles a partir de perguntas objetivas e pertinentes para o seu objetivo. A partir das respostas obtidas, analise os dados e estruture a sua persona, que pode ser ou não parecida com o seu cliente real. Pode acontecer de você descobrir que as pessoas que compram o seu produto não são as que interessam para o que você imagina que seja o futuro do seu negócio!

Focar em um público-alvo e nas personas certas é uma forma de tornar mais personalizado o diálogo da sua marca com os clientes, o que é fundamental atualmente. Além disso, toda a linguagem da marca, assim como o visual, vão depender intrinsecamente dessa definição.

Agora que você já tem objetivos e metas a cumprir e já sabem com quem quer conversar, é hora de elaborar um planejamento consistente e factível para as suas ações de marketing digital.