Passo 1 – Ter um objetivo claro e bem definido

 

Publicado em 25/05/21

 

“Estar na internet” é muito mais do que ter perfis corporativos no Instagram, Facebook e Twitter e ir publicando conteúdos conforme o humor e a necessidade do momento. Se existe um ambiente que pode ser totalmente controlado, monitorado, rastreado e analisado, este é o mundo digital. Então, para se obter resultados satisfatórios investindo nesses canais, é fundamental saber explorá-los e utilizá-los estrategicamente a nosso favor. Se não for dessa forma, você terá apenas perdido tempo e dinheiro com ações inócuas, ou mesmo prejudiciais à imagem do seu negócio e da sua marca.

O bombardeio de informações a que o consumidor está exposto atualmente acaba por gerar uma apatia generalizada, o enfraquecimento da percepção e da sensibilidade diante dos diferentes conteúdos, sejam eles notícias, anúncios ou textos institucionais.

Mas, se é assim, será que vale a pena investir nesse ecossistema tão saturado e caótico? A resposta é sim! O marketing digital veio para ficar e o uso de suas estratégias e ferramentas para as diversas necessidades de uma organização é um caminho sem volta.

A internet, por si só, não pensa, não age, não aumenta suas vendas, não torna a sua marca mais conhecida e valorizada. Ela precisa dos inputs certos, nos momentos certos para que seja certeira e, não só chegue ao público que interessa, como convença-o a conhecer melhor e a valorizar a sua marca.

Estabelecer um objetivo é essencial não só para organizar os tipos de conteúdo interessantes para seu negócio, mas também para desenvolver as estratégias sob medida para que sua empresa alcance as metas estabelecidas. Talvez, em um primeiro momento, o objetivo principal não deva ser “vender mais”, mas sim, tornar sua marca mais conhecida, para agregar valor ao seu produto ou serviço.

Definidos os objetivos e as metas, o próximo passo será estabelecer as personas da sua empresa. Mas isso é conversa para o próximo passo. Até lá!