fbpx

Mundo Vuca x Mundo Bani: Era Digital

Publicado em 25/03/22

Existe um conceito que norteia a tomada de decisão de empresas pelo mundo, em especial quando o assunto é tecnologia.

O Mundo VUCA (Volatilidade – Incerteza – Complexidade e Ambiguidade), surgiu com o exército americano, a partir da queda do Muro de Berlim, momento em que o mundo deixou de ser dividido exclusivamente entre duas potências.

Com isso, vieram desafios e oportunidades para todos no Mundo, como uma grande onda, acompanhada de mudanças constantes e grandes avanços tecnológicos.

Os mercados ficaram cada vez mais ágeis e realmente voláteis. A competitividade ganhou grandes proporções, exigindo por parte das empresas um olhar atento às metas e estratégias de inovação.

Não existe, conforme explica o conceito Vuca, aquela certeza para mais nada. Ou seja, tudo pode mudar a qualquer momento, em qualquer lugar e rapidamente. Sempre existirá um novo produto, um mercado exponencial, outro acabando, enfim, a incerteza.

O Mundo Vuca alerta ainda para a complexidade em torno das relações, dos grupos e das operações. Sempre haverá um desafio a ser vencido.

E também realça a ambiguidade, que afeta constantemente os resultados esperados, provando que nunca será possível agradar a todos.

Por isso, o trabalho com a cultura das inovações e a valorização dos profissionais envolvidos toma uma proporção essencial.

Mas, o próprio conceito Mundo Vuca vem sofrendo com a Volatilidade, com o surgimento do Mundo Bani, do antropólogo e futurista Jamais Cascio.

O Mundo Bani (Frágil – Ansiedade – Não-linearidade e Incompreensível) alerta para a experiência no cenário dos atuais desafios, onde tudo pode mudar a qualquer instante, com a chegada de uma nova economia, de uma concorrência ou de uma pandemia.

Quem achava que o mundo estava veloz demais, desafiador demais e complexo demais, não imaginava o que estava por vir.

E é essa ampla mudança que vem sendo apresentada pelo Mundo Bani. E aqui entra a necessidade de antecipação de soluções, em um mundo de fato frágil e nada linear.

Imagine tudo isso no mercado do marketing e do digital! Sai na frente quem consegue observar os comportamentos praticamente em tempo real. Já que é necessário fazer a gestão, muitas vezes, de situações incompreensíveis em primeiro momento.

As palavras de ordem são agilidade e surpresa!

É realmente estar na montanha-russa Bani e continuar tomando suas decisões importantes rumo à inovação constante.

A Era Digital só faz avolumar as reviravoltas do mundo.

Quem não consegue manter-se atualizado, fica realmente fora do mercado.

E se você quer que a sua empresa consiga crescer e acompanhar o trem bala de mudanças, vai precisar criar seus próprios trilhos, reinventar, ser realmente futurista, pensando em situações que ainda nem aconteceram.